A ativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Dourados acontece na próxima quinta-feira (18), segundo o Secretário de Saúde Sebastião Nogueira e sexta-feira (19) o Governador André Puccinelli acompanhado do Prefeito Murilo Zauti assinará o Convenio para futuro repasse.
Com capacidade para atender até 450 pacientes num período de 24 horas, a UPA terá pelo menos seis médicos em regime de plantão.
“Independente da liberação do recurso, a unidade de atendimento será ativada nesta quinta-feira. Com funcionamento pleno.” Destacou o secretário de saúde Sebastião Nogueira.
Serão disponibilizados de 13 a 20 leitos de observação e vai funcionar como um pronto-socorro. "A ativação da UPA vai propiciar uma melhoria substancial no atendimento à saúde pública local, nas áreas de urgência e emergência", disse o deputado Geraldo Rezende, que é médico e autor desta indicação.
A construção da UPA em Dourados foi uma conquista do parlamentar em parceria com a administração municipal, viabilizada em agosto de 2009, quando o Ministério da Saúde publicou a Portaria N.º 1035, no Diário Oficial da União, garantindo a Dourados o repasse de R$ 2,6 milhões para a construção do prédio e aquisição de materiais e equipamentos básicos.
Do total de R$ 3,6 milhões de investimentos, o Ministério da Saúde já efetuou todo o pagamento do investimento, restando apenas a UPA ser colocada em funcionamento.