00:00:00 Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024


Dourados Quinta-feira, 22 de Maio de 2014, 18:41 - A | A

Quinta-feira, 22 de Maio de 2014, 18h:41 - A | A

Uso da faixa de ciclistas aos domingos tem horário definido

Da Redação

Uma comissão formada pela Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Igreja Presbiteriana, do projeto ‘Pedal pela Vida’ e pelo vereador Mauricio Lemes, definiu que o horário de funcionamento aos domingos da faixa de passeio ciclístico da Marcelino Pires, será das 7h às 12h. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, na sede da Agetran.

Esse horário, no entanto, é inicial. Uma forma de acostumar a população a utilizar a faixa para passeios ciclísticos, que foi criada a fim de incentivar essa atividade esportiva na cidade e dar mais uma opção de lazer.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Nelson Almirão, futuramente, quando a população estiver acostumada a utilizar a faixa, vai ser realizada outra reunião, com a mesma comissão, para definir a ampliação do horário até à tarde. Segundo ele, essa é a intenção do prefeito Murilo.

Todos os domingos, no horário definido, a prefeitura vai colocar cones, pois é uma forma de educar e lembrar os motoristas que não podem avançar a faixa de ciclismo.

Almirão garante que prefeitura vai reforçar a divulgação alertando os ciclistas em geral, que a faixa é exclusiva aos domingos. Durante a semana, o tráfego na Marcelino Pires é normal.

Para reforçar ainda mais a segurança, a Agetran vai incluir nas placas indicativas afixadas nos canteiros da Marcelino Pires, o horário de funcionamento.

Para um dos integrantes da comissão do projeto “Pedal pela Vida”, Franz Mendes, as pessoas que gostam de ciclismo estão se acostumando a utilizar a faixa de passeio gradativamente, por isso ele acredita que, futuramente, será possível ampliar o horário.

Para ele, até que as pessoas acostumem com a faixa, serão utilizados os cones para dar mais segurança aos ciclistas. “Não é uma ideia exclusiva de Dourados, a faixa para passeios ciclísticos aos domingos existe em muitas cidades. E se deu certo em outras cidades, em Dourados também vai dar, pois é mais uma opção de lazer para a população, ganho de saúde, entretenimento e par as pessoas fazerem novas amizades”, destacou Franz Mendes.

A faixa tem pelo menos 6 km de extensão em cada lado da principal Avenida Marcelino Pires, pintada nas cores vermelho branco. Ela está funcionando desde 1ª de maio e está dentro do regulamento do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
(Da assessoria)
.

Comente esta notícia