O hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) recebeu nesta semana novos equipamentos de fisioterapia e odontologia. Os equipamentos foram adquiridos por meio de um projeto de pesquisa internacional organizado pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) recebeu dois aparelhos de cicloergômetro (usado em fisioterapia dos membros inferiores), três bolas de ginástica, quatro shakers (usado na higiene brônquica), 14 therabands (faixas elásticas), dois andadores, fixadores cefálicos (usados para fixar máscaras respiratórias) e um aparelho para profilaxia dentária composto de jato de bicarbonato e ultrassom.
De acordo com a chefe da UTI Adulto do hospital, doutora Mirna Matsui, que é a pesquisadora responsável pelo Estudo ART no HU-UFGD, há dois anos a instituição participa da pesquisa de alcance internacional, que consiste em captar pacientes que se encaixem no perfil do projeto. E conforme a captação, a Unidade vai recebendo as verbas do estudo.
A pesquisa tem como objetivo avaliar se o efeito de um tipo específico de manobra de ventilação mecânica é capaz de aumentar a sobrevida de pacientes diagnosticados com a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), uma síndrome clínica cuja mortalidade é altíssima.
Hoje, o HU-UFGD é o quarto hospital em captação de pacientes entre os que participam da iniciativa e já foi contemplado com três auxílios financeiros, que têm contribuído na aquisição de itens importantes para o trabalho da UTI Adulto, principalmente de suas equipes multiprofissionais como a fisioterapia e a odontologia.