Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 13:08 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 13h:08 - A | A

Fapec

Câmara apresenta plano de Arborização Urbana no município

Apresentação será a partir das 19 horas e é aberta à população da cidade

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Assecom

Câmara apresenta plano de Arborização Urbana de Dourados

Apresentação do plano vai ser aberta ao público

Nesta sexta-feira (26) acontece no plenário da Câmara Municipal, a apresentação do Plano Diretor de Arborização Urbana de Dourados (PDAU), pela Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e a Cultura (Fapec), as 19 horas. A fundação é responsável pela elaboração de estudos solicitados pelo Instituto de Meio Ambiente (Imam), por recomendação  da prefeita Délia Razuk.

O Plano de Arborização Urbana vai ajudar, e muito, a alinhar atividades que amenizem situações de plantio de espécies inadequadas, de poda irregular e de depredação de espécies nativas, que refletirão em uma arborização mais viçosa, mais densa, e na diminuição de transtorno com quedas de árvores, principalmente.

O estudo constitui-se uma ação inédita na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e que deverá ser marco ecológico do município. Conforme a assessoria com a iniciativa, a administração da prefeita Délia Razuk busca pôr fim a problemas crônicos enfrentados no município e um deles era a ausência de informações sobre número de árvores e espécies, por exemplo.

Diagnóstico
O diagnóstico atual revela que a arborização viária na área urbana de Dourados, estimada com base na vetorização unitária dos indivíduos existentes na área de abrangência do Plano Diretor de Arborização Urbana, é de 94 mil árvores, resultando em 55 árvores por quilômetro de via. A altura média das árvores nestas vias é de 5,28 metros. Nas vias públicas de Dourados foram identificadas 150 espécies de árvores.

Os dados levantados indicam uma boa situação da arborização urbana de Dourados, com grande parte das árvores caracterizadas como de qualidade satisfatória. Todavia, algumas ações de manejo são necessárias. Entre elas, as podas de condução e as de levantamento de copa são as recomendações mais indicadas, seguidas da remoção com replantio.

Comente esta notícia