Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 11:19 - A | A

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 11h:19 - A | A

Dourados

Câmara se prepara para retomada das sessões presenciais

Além de implementação de normas de biossegurança, espaço terá melhoria na acessibilidade

Rogério Vidmantas
Capital News

Valdenir Rodrigues/CMD

Câmara Dourados

Plenário passa por completa higienização e adaptações de normas de biossegurança

A Câmara Municipal de Dourados retoma as sessões presenciais com os vereadores e público a partir do dia 1º de fevereiro, após mais de dez meses com as atividades acontecendo remotamente por conta da pandemia da Covid-19. Internamente, os trabalhos na Casa de Leis já foram retomados seguindo todos os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e uso do álcool em gel 70%.

 

A sessão de abertura do ano legislativo será realizada com o acesso limitado a 80 pessoas ao prédio do Legislativo. Cada vereador terá direito a convidar duas pessoas, além de um assessor. A entrada da imprensa também será controlada e autorizada mediante o credenciamento prévio.

 

“Basicamente, a primeira sessão, assim como as demais, seguirão os protocolos de biossegurança da cerimônia de posse. Haverá barreira sanitária na entrada, com aplicação de álcool em gel e aferição de temperatura por parte da equipe de segurança e cerimonial. Também será respeitada a capacidade máxima de lotação de 30%, o que deve chegar a aproximadamente 80 pessoas”, explica a chefe do cerimonial da Câmara, Tatiani Lazzarini Marçal.

 

Além dessas normas, a portaria publicada pelo Legislativo também prevê o controle do fluxo de entrada do público, durante o horário de funcionamento da Casa, segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Por momento, o acesso está limitado a duas pessoas por gabinete e setor administrativo. O documento cita também o distanciamento social de dois metros entre cada indivíduo que deve ser respeitado em caso de filas.

 

Acessibilidade

 

Além de todas medidas de biossegurança, a Câmara de Dourados também está executando outras adaptações internas no prédio. A melhoria da acessibilidade tem sido uma prioridade na Casa. Uma nova rampa de acesso ao plenário e novos corrimões estão sendo instalados para atender às pessoas portadoras de deficiências. Vale lembrar que pela primeira vez o Legislativo douradense conta com um vereador cadeirante. Creuzimar Barbosa (DEM) foi eleito com 1.042 votos e vai exercer o seu primeiro mandato de vereador.

 

Comente esta notícia