Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 14:05 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 14h:05 - A | A

ALEMS

Deputados prestam homenagem para jornal O Progresso

Após 13.595 edições ao longo de seus 68 anos de circulação o impresso se despediu

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Deputados prestam homenagem para jornal O Progresso

O jornal teve seu início em 1920 no município de Ponta Porã com Militão Viriato

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALEMS), usaram a palavra para homenagear o jornal O Progresso, com sede em Dourados, que anunciou que essa será a última semana em que publicará sua versão impressa, após 13.595 edições ao longo de seus 68 anos de circulação ininterrupta. 

 

O parlamentar Barbosinha (DEM) foi quem subiu à tribuna com a capa desta quarta-feira (25), que traz a notícia de que na sexta-feira será a despedida. “É com pesar que vejo esse jornal, fundado em 1920, importante para o então Mato Grosso e também para o Mato Grosso do Sul, acabar com a versão impressa. Falo com nostalgia, de não ter mais o papel na mão, de fato um documento imutável e com pesar pela diretoria que tanto se esforçou pela manutenção do jornal. A internet é importante, mas a rapidez da informação proporciona um distanciamento. Eu lamento”, disse o deputado.

 

Outro deputado que recordou a importância da histórica do jornal foi o deputado Marçal Filho (PSDB), que apresentou uma Moção de Aplausos aos colaboradores do jornal. “A empresa não poderia ter escolhido melhor nome. Representou bem o progresso que teve a cidade de Dourados, que era mínima quando O Progresso surgiu e hoje veja como está”, elogiou Marçal.

 

Conforme nota publicada no site oficial do jornal, a diretora-presidente Adiles do Amaral Torres anunciou o encerramento da versão impressa com o “principal motivo da mudança no consumo da notícia e a tendência da era digital”.     

 

História

 

O jornal teve seu início em 1920 no município de Ponta Porã com Militão Viriato e depois José dos Passos Rangel Torres em sua direção. 

 

Já em 1951, O Progresso nasceu na cidade de Dourados sob direção de Weimar Gonçalves Torres. Primeiro jornal diário do Estado e ao longo da história envolveu toda a família. 

 

Mas no ano de 1969, após a morte de Weimar em um acidente aéreo, a direção do jornal passa para seu sogro, Vlademiro do Amaral, com apoio de Adiles, viúva de Weimar.

Adiles assume a diretoria em 1982 na qual ocupa o cargo até hoje. 

 

Comente esta notícia