Faleceu na madrugada desta quarta-feira (15), em São Paulo, o ex-prefeito de Dourados, José Elias Moreira. Ele tinha 82 anos e estava internado na capital paulista para tratamento de saúde. O político deixa a esposa Adenil Moreira, três filhos e netos.
Natural de Poços de Caldas (MG), Zé Elias, como era conhecido, era engenheiro agronômo. Foi prefeito de Dourados entre 1977 e 1982, sendo considerado um dos melhores entre os que ocuparam o cargo. Na sua gestão, implantou os BNHs, maior projeto habitacional do município e o programa "casas econômicas", além de serviço de esgoto e galeria de águas pluviais. Foi responsável pelo Plano Diretor, trazendo o engenheiro Jaime Lerner, referência em planejamento de cidades, eletrificação rural e tantas obras relevantes.
Zé Elias foi deputado federal em dois mandatos entre 1987 e 1994 (PDS e PTB) e integrou a Assembleia Nacional Constituinte. Foi também secretário estadual de Meio Ambiente no segundo mandato do ex-governador Zeca do PT.
Em Nota de Pesar, o atual prefeito de Dourados, Alan Guedes, lamentou a morte do ex-mandatário do Executivo. “Um homem que dedicou sua vida à construção de uma Dourados melhor para todos nós. Uma figura muito importante para a política do Estado, um grande prefeito e parlamentar”, disse. Foi decretado luto oficial de três dias.