O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (12) que já está com projeto pronto e deve publicar em breve a abertura de licitação para construção da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul em Dourados.
A construção tem como finalidade aumentar o percentual de produção da agricultura familiar no Estado, reduzindo o percentual de importação. O governador ressaltou que há alguns anos o Estado importava 100% dos produtos e recentemente caiu para 80%, com queda contínua.
O governador salientou que é de extrema importância a participação das prefeituras, que podem ajudar na aquisição dos produtos da agricultura familiar.
“Estamos investindo diuturnamente. O Estado investiu R$ 10 milhões só nos programas de assentamento só no ano passado, incluindo recuperação de estradas e pontes. Também estamos fazendo parceria com o Incra para garantir a titularidade a esses produtores”, declarou.
O anúncio foi feito durante evento em comemoração aos 37 anos da Agraer, com homenagem a 10 agricultores familiares e extensionistas na entrega do “Certificado de Mérito”,c onferido pela Sead àqueles que realizam “Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural”, como parte integrante da Política do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017.
O governo também homenageou servidores que tenham prestado relevantes serviços à agricultura familiar no Estado e entregou o “Selo Quilombola do Brasil” à família Quintino, de Pedro Gomes. Este Selo, instituído pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, é uma importante ferramenta para identificação de produtos oriundos dessas comunidades.