Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020, 11:42 - A | A

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020, 11h:42 - A | A

Eleições 2020

Oito pontos separam Barbosinha e Alan Guedes, diz Ibrape

Levantamento foi registrado no TRE-MS sob o número 01465-2020

Rogério Vidmantas
Capital News

Arquivo/Diário MS

Oito pontos separam Barbosinha e Alan Guedes, diz Ibrape

Candidatos Barbosinha e Alan Guedes polarizam disputa para prefeito de Dourados

 

Faltando menos de um mês para o dia da votação, a disputa pela Prefeitura de Dourados está polarizada entre os candidatos José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM) e Alan Guedes (PP). Os dois aparecem bem na frente dos outros cinco concorrentes ao cargo de prefeito. E entre Barbosinha e Alan, a diferença é de apenas oito pontos percentuais.

 

Essas afirmações são resultado da primeira pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) neste período de campanha eleitoral em Dourados.

 

Veja os gráficos no final deste texto. 

 

O levantamento foi registrado no TRE-MS sob o número 01465-2020. Foram ouvidos 400 eleitores com idade igual e superior a 16 anos nos dias 13, 14 e 15 deste mês. A margem de erro é de 4 pontos, para um intervalo de confiança de 95%.

 

ESTIMULADA

 

Na pergunta estimulada, aquela em que é apresentado um disco com os nomes de todos os candidatos a prefeito de Dourados, Barbosinha aparece com 29% e Alan Guedes está com 21%.

 

Como a diferença entre os dois candidatos é de apenas 8 pontos e a margem de erro é de 4 pontos, o Ibrape diz que Barbosinha e Alan podem estar tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

 

Ou seja, Barbosinha oscila entre 33 e 25 por cento, enquanto Alan Guedes oscila entre 17 e 25 por cento.  

 

Já os candidatos Racib Harb (Republicanos) e Wilson Matos (PTB) estão com 5% cada um, seguidos de João Carlos, o Joca (PT), com 4%.

 

Em seguida, Mauro Thronicke (PSL) aparece com 2% e Jeferson Bezerra (PMN) tem 1%.

 

Brancos e nulos somam 13% e os indecisos, que não sabem em quem votar no dia 15 de novembro somam 20%.

 

REJEIÇÃO

 

O candidato Barbosinha é o mais rejeitado entre os sete candidatos a prefeito de Dourados este ano. De acordo com os números do Ibrape, ele tem 33% de rejeição.

 

Na pergunta em que o eleitor deve responder em quem não votaria de jeito nenhum, os candidatos Jeferson Bezerra e Alan Guedes têm 12% cada.

 

Depois está Wilson Matos, com 10%, enquanto Mauro Thronicke e João Carlos (Joca) são rejeitados por 9% dos entrevistados. E Racib Harb tem 8% de rejeição.

 

Outros 19% não citaram qualquer nome. O Ibrape esclarece que a soma desta pergunta ultrapassa 100% devido as múltiplas respostas, já que um mesmo eleitor poderia citar um nome ou mais.

 

ESPONT NEA

 

O Ibrape também quis saber, de forma espontânea, em quem o entrevistado votaria para prefeito de Dourados se a eleição fosse hoje (no dia da entrevista).

 

Barbosinha tem 18%, seguido de Alan Guedes com 8%, Racib Harb com 3%, Wilson Matos com 2%. João Carlos (Joca) e Mauro Thronicke estão com 1% cada. O candidato Jeferson Bezerra não atingiu 1% das citações.

 

O Ibrape ressalta que se destaca nesta pergunta o percentual de pessoas ainda indecisas ou que desejam anular ou deixar o voto em branco: 67%.

Comente esta notícia