Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, 09:05 - A | A

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, 09h:05 - A | A

Na Conta

Prefeitura de Dourados quita folha salarial de dezembro

Servidores que tiveram vencimentos fracionados recebem nesta sexta última parcela

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Alan Guedes

Alan Guedes antecipou o cronograma de pagamento dos servidores que não receberam da gestão passada

Os servidores municipais de Dourados que tiveram o salário de dezembro fracionados recebem os valores restantes nesta sexta-feira (11). Os pagamentos de 1.199 profissionais, antes previstos para os dias 16 e 26 de fevereiro, foram unificados e pagos em uma única vez, o que injeta quase R$ 6 milhões na economia local. O pagamento deveria ter sido feito no quinto dia útil de janeiro, mas não aconteceu devido a falta de empenho de verba na gestão passada. 

 

O recurso para quitar a dívida com o funcionalismo, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), veio de arrecadação de impostos municipais como, IPTU e ISS, além de repasses do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios.

 

Segundo o prefeito, o pagamento do salário atrasado da gestão anterior sempre esteve no rol de prioridades de sua gestão. “Tivemos receita que permitiu esse adiantamento e estamos bastante satisfeitos com o cumprimento deste acordo. Se a folha já estivesse quitada, nós poderíamos estar empregando esse dinheiro para fazer outras melhorias na cidade, mas não dá pra chorar o leite derramado. Agora é levantar a cabeça e seguir trabalhando para resolver este e outros problemas da nossa cidade”, disse Alan Guedes.

 

Cortes

 

Apesar de a administração anterior ter anunciado, no último dia do ano passado, que os recursos financeiros para o pagamento dos salários estavam assegurados e a folha já empenhada e liquidada, quando Alan Guedes assumiu a gestão encontrou uma situação diferente da anunciada. Não havia dinheiro suficiente para o pagamento integral da folha. 

 

Diante da situação financeira do município, o prefeito foi obrigado a tomar medidas austeras para conter os gastos e equilibrar as contas. Foi definido pela gestão que a redução no número de servidores comissionados, que era de cerca de 650, será de 30% inicialmente. De acordo com a equipe da Secretaria de Fazenda, com essa medida é possível uma economia de R$ 780 mil por mês.

 

Houve também a suspensão do pagamento de parte dos fornecedores, de contratos, por 90 dias, dentro de premissas legais juridicamente, o que será analisado ‘caso a caso’ por uma equipe técnica. Contratos referentes a serviços essenciais como fornecimento de medicamentos não sofreram impactos. Além disso, houve um corte de 25% nas despesas correntes de cada órgão da administração

 

Comente esta notícia