Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 03 de Maio de 2022, 17:12 - A | A

Terça-feira, 03 de Maio de 2022, 17h:12 - A | A

Crianças e Adultos

Prefeitura inicia segunda etapa de vacinação contra gripe e sarampo

Imunizantes estão disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde

Rogério Vidmantas
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril

Crianças até 5 anos podem ser vacinadas contra influenza e sarampo

A Prefeitura de Dourados, por meio do núcleo de imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), iniciou nesta terça-feira (3) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, que amplia o grupo prioritário. As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde com atendimento das 7h às 11h, das 13h às 17h.

 

Nesta nova fase, podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o município vacinou 17,7% do público-alvo contra a influenza, sendo aplicadas 13.793 doses. A meta é vacinar 77 mil pessoas. A vacina Influenza trivalente utilizada pelo SUS é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 

“Se você faz parte do grupo desta nova fase da campanha procure uma unidade de saúde com documento e a carteira da vacinação. Vale reforçar que a Influenza é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, por isso a importância da imunização”, explica Edvan Marcelo Morais Marques, secretário adjunto de Saúde.

 

As crianças precisam receber, além da vacina contra a Influenza, o imunizante contra o Sarampo. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

 

Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com vacina tríplice viral. A campanha vai até o dia 3 de junho em todo o País.

 

Comente esta notícia