A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou nesta sexta-feira (24) em Dourados. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, tem objetivo de ofertar novas estratégias de vacinação em algumas unidades de saúde, pensando em coibir o fluxo cruzado entre pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pacientes que procuram as unidades em busca de vacinação.
O Departamento de Atenção Primária e o Núcleo de Imunização definiram pontos estratégicos para vacinação contra a gripe Influenza. Estão distribuídas 120 senhas por período, conforme horários de atendimento das unidades de saúde, sendo 240 senhas nesta sexta, 240 senhas na segunda-feira (27) e outras 240 na terça (28).
Manterão postos de vacinação, as unidades básicas de saúde Vila Rosa e Seleta e a ESF Altos do Indaiá, Vila Vieira, Jóquei Clube, Maracanã e Parque das Nações I. De acordo com o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, as atividades de vacinação podem ser interrompidas a qualquer tempo, caso ocorra desabastecimento de imunobiológico.
Os grupos prioritários desta segunda etapa são os caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.