O último sábado foi marcado em Dourados pelo “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Até agora, quase dez mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe no município e, até o dia 22 deste mês, a meta é atingir pelo menos 80% do público alvo de pouco mais de 64 mil pessoas. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde da Família seguem oferecendo a vacina até o último dia da campanha.
De acordo com determinações do Ministério da Saúde, devem tomar as doses crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo; profissionais de saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Todos devem levar às unidades de saúde carteirinha de vacinação. É importante ainda levar um documento pessoal com foto para comprovar a idade, os profissionais de saúde algum tipo de identificação do cargo e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou estar cadastrado da unidade básica de saúde de referência de seu bairro.
“O doente crônico que já é acompanhado pela unidade básica não precisa da prescrição médica, basta ir ao posto de referência que costuma ser atendido para fazer a vacina porque já possui cadastro. Quem faz tratamento particular ou usa planos de saúde, precisa levar a prescrição”, explica Carla Cristina Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Além das ações nos postos, o Núcleo ainda realiza uma programação especial para aplicação das doses em locais de grande concentração dos grupos prioritários. Nesta segunda-feira, dia 11, foram iniciadas as ações de imunização em Hospitais, o primeiro foi o do Coração. A imunização segue no Evangélico (dia 12), Câncer (dia 13), Cassems (dia 14) e da Vida (18).
No clube dos idosos da comunidade nipônica a vacinação será na próxima terça-feira, dia 19. A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) vão receber a equipe no dia 20 e o lar Santa Rita no dia 21. No CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre’s Chamorro no Jardim Água Boa, a equipe esteve na sexta-feira, dia 8.