A próxima sexta-feira, dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados e a Secretaria de Saúde de Dourados quer aproveitar a data para reforçar a importância da prevenção no combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para isso, uma ação está sendo planejada com diversas atividades na Praça Antônio João, entre às 8h e 12h da sexta.
Viva Melhor Online
Importância da prevenção será reforçada em atividades no Dia dos Namorados em Dourados.
Durante a ação, a equipe da Saúde realizará abordagens na praça com entrega de material de informativo. As pessoas ainda serão convidadas a procurar o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais para a realização do teste rápido para constatar a presença do vírus e tão logo iniciar o tratamento se este for detectado. “A prevenção é melhor caminho para a qualidade de vida, por isso a administração tem um importante trabalho voltado não só à melhoria no atendimento oferecido quando o usuário precisa do tratamento, mas também de conscientização para que ele possa evitar doenças”, explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
Apesar das atividades atingirem a todos, o maior foco será a abordagem aos jovens, já que eles são maioria entre os casos detectados de HIV. Dos 32 confirmados este ano, pelo menos 13 são entre pessoas de 21 a 30 anos de idade, ou seja, os jovens correspondem a 40% dos registros.
Estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta que a população sabe que precisa usar o preservativo. Mas, a maioria não coloca em prática, por isso é tão importante o trabalho de conscientização sobre a importância de seguir essa recomendação. Os preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde da família e também na sede do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. Já o teste rápido é feito no Programa de forma sigilosa e gratuita.
O diagnóstico precoce é essencial, já que os avanços existentes hoje permitem que os pacientes vivam por muitos anos com a Aids. Mas, é preciso lembrar que a doença não tem cura, a vigilância é pela vida toda e, por isso, é tão necessário prevenir. “Hoje Dourados possui um estrutura preparada tanto para oferecer métodos de prevenção, quanto para o diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis”, lembra o secretário.
Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão fica na rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru.