Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 24 de Março de 2022, 11:31 - A | A

Quinta-feira, 24 de Março de 2022, 11h:31 - A | A

Capacitação

Prefeitura intensifica ações para combate à tuberculose

Neste 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Laboratório Tuberculose Dourados

Laboratório do Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase

Neste 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Prefeitura de Dourados intensificou as ações de combate e prevenção à doença durante todo o mês. O município conta com o Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), local especializado no tratamento. 

 

Nesta quinta-feira (24), será realizado uma capacitação sobre tuberculose na Equipe de Saúde da Família (ESF) Saúde Indígena Jaguapiru. A campanha conta com apoio do Núcleo da Atenção Básica, do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). O titular da pasta, Waldno Lucena Júnior, ressalta que nos últimos cinco anos a doença apresenta variação no município, mas o índice de pessoas curadas se mantém positivo.

 

Os dados apresentam informações entre 2017 e 2021. O número de casos confirmados apresenta dados com base a cada 100 mil habitantes, variando de 46 a 79. Já a taxa de cura da doença chega a 86%.

 

“Para realizar o diagnóstico rápido da doença é preciso que a equipe da Saúde esteja atenta aos sintomas e oriente a população sobre os riscos de contrair a doença. No dia em que é celebrado o combate à doença, faremos esta ação na comunidade indígena, que é vulnerável ao adoecimento por tuberculose”, afirma Lucena.

 

O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas. Para identificar a doença é preciso realizar a coleta do escarro e encaminhar o material para o laboratório do CRTH. Caso confirmado, é preciso realizar exames de contatos domiciliares e dar início ao tratamento da doença.

 

Comente esta notícia