O sistema de testagem drive-thru implantado em Dourados no início desta semana confirmou um novo caso de contaminação pelo novo coronavírus. Foi o único casa positivo entre os 17 que foram feitos na segunda-feira (27), primeiro dia. Os testes são feitos em pessoas previamente agendadas pela Secretaria de Saúde e que apresentam algum sintoma que pode ser relacionado à Covid-19.
O caso detectado é de uma mulher de 57 anos que fez o teste logo no primeiro dia, quando outras 16 pessoas também passaram pelo exame. Com sintomas leves, ela está em isolamento domiciliar e, conforme boletim, o caso está em investigação para identificar como acontecer o contágio.
Os testes no sistema drive-thru são feitos às segundas, quartas e sexta-feiras, com capacidade para atender 30 pessoas em cada período, total de 90 por semana. Na última quarta-feira (29), foram testadas outras 25 pessoas, os exames são levados para o Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande e o resultado deve sair na próxima segunda-feira (4).
Em algumas semanas, os exames passarão a ser analisados no Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD, o que deve agilizar o resultado, que deve sair em até 24 horas. O Lacen divulga o resultado em até 72 horas.
Boletim
De acordo com o último boletim divulgado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, Dourados teve, entre pessoas que residem na cidade ou na região que foram transferidas, 137 casos notificados, desses 114 foram descartados e cinco excluídos. Foram confirmados 15 casos, com dois óbitos e três casos seguem suspeitos.