Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 10 de Maio de 2021, 10:42 - A | A

Segunda-feira, 10 de Maio de 2021, 10h:42 - A | A

UBS

Vacinação contra Covid-19 é retomada nesta segunda em Dourados

Secretaria de Saúde divulga locais e horários para cada grupo buscar imunizantes

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Portal do MS

SES está preparada para imunizar população tão logo Ministério da Saúde envie vacinas

Imunização acontece dentro da campanha Dourados Vacina

A vacinação contra covid-19 recomeça nesta segunda-feira (10) em Dourados. Segundo informação da Prefeitura Municipal, por meia da Secretaria de Saúde (Sems), a imunização seguirá em diversas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Convivência do Idoso para diversos grupos prioritários, além de profissionais da educação e outras áreas consideradas de risco. Para todos os casos é necessário apresentar documentação pessoal com foto, comprovante de residência e a comprovação da comorbidade ou do vínculo atualizado.

 

Serão vacinados no Centro de Convivência do Idoso André Chamorro os trabalhadores da educação com 54 anos ou mais e os trabalhadores da saúde com 40 anos ou mais, disponíveis para primeira e segunda doses. Para os trabalhadores da saúde, o horário de vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já para os profissionais da educação, a imunização começa às 17h30 e termina às 20h30.

 

Unidades Básicas de Saúde

 

Podem procurar pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde idosos com 60 anos ou mais, pessoas com 50 anos ou mais e comorbidade grave, gestantes e puérperas com 18 anos ou mais, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros com 55 anos ou mais, trabalhadores da limpeza urbana com 55 anos ou mais e também pessoas com comorbidades específicas e que tenham 18 anos ou mais.

 

Para estes grupos a vacinação (Dose 1 e 2) ocorrerá nas seguintes unidades: Altos do Indaiá, Ouro Verde, Parque das Nações I, IV Plano, Vila Rosa, Idelfonso Pedroso, CSU, Parque do Lago II, Vila Vieira, Izidro Pedroso e nas unidades dos distritos (para moradores das regiões). O atendimento acontece em horário comercial das 7h às 11h e das 13h às 17h.

 

Critérios de cada grupo

 

Pessoas com 50 anos ou mais e comorbidades graves: Se encaixam neste grupo pessoas com doenças imunossupressoras, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios, pessoas com doença cérebro vascular, cirrose hepática a também diabéticos dependentes de insulina. 

 

Gestantes e Puérperas: Podem se vacinar gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas com até 45 dias de pós-parto. No caso das gestantes, é obrigatória a apresentação do cartão gestante. Já para as puérperas, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento da criança. 

 

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros com 55 anos ou mais, motoristas e cobradores. 

 

Trabalhadores da limpeza urbana com 55 anos ou mais, que trabalham em serviços gerais e operadores de roçadeiras. 

 

Pessoas com 18 anos ou mais e comorbidades: São contempladas pessoas com síndrome de down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade, incapacidade de ouvir, incapacidade de enxergar, deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais. 

 

Comente esta notícia