Divulgação/PMD
Distrito de Itahum foi o escolhido deste final de semana para o combate ao mosquito causador da dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados anunciou nesta semana que já recolheu mais de 100 toneladas de lixo durante o “Sábado sem Mosquito” em vários bairros da cidade. Neste final de semana as ações acontecem no Distrito de Itahum.
Os agentes do CCZ também continuam as visitas “casa a casa” e há ainda o fumacê no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, cita que Dourados conta com 978 casos positivos de dengue, um número preocupante e que exige maior atenção por parte da população.
“O trabalho não para e temos notado que infelizmente, parte da população não se preocupa em cuidar do seu quintal. O transmissor se utiliza da água parada em recipientes para se reproduzir e eliminar esses pontos, uma ação tão simples, evita casos da doença e mortes”, ressalta.
A dengue já fez três vítimas fatais em Dourados. A Saúde direcionou a abertura de sete unidades básicas de saúde para atendimento até 22h por conta do número de casos da doença.
Os mutirões de retirada de lixo acontecem aos sábados e já abrangeram os bairros Jóquei Clube, Estrela Verá, Santa Felicidade, Vilas Índio e Rosa, região do bairro BNH IV Plano, da região central, região do Estrela Verá/Jóquei Clube e Parque do Lago I e II.
A ação no Parque do Lago I e II foi a mais recente, no sábado (11). Conforme o CCZ, 846 imóveis foram trabalhados. Foram retirados 15 caminhões de lixo da região. Equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) e do Imam (Instituto do Meio Ambiente) apoiaram o mutirão.
A coordenação do CCZ enfatiza que em algumas áreas nas quais costumam ocorrer a formação de lixões em Dourados, como na região do Cachoerinha, na Via Parque, o mutirão atuou, no entanto, o descarte irregular de resíduos continua acontecendo.
A população pode denunciar quem joga lixo nesses locais. A Guarda Municipal (telefone: 3424-2309) pode ser acionada.
Além da dengue, o Aedes aegypti transmite a Chikungunya, que possui sete casos positivos em Dourados, e o Zika Virus, sem casos confirmados.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)