A Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou da ação educativa que aconteceu nessa segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24) nas aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados, com o objetivo de ampliar os índices de vacinação na população indígena do Estado.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, a SES solicitou apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) para fazer a busca ativa dos indígenas que ainda não se vacinaram. “Nós enviamos uma equipe de imunização até o local onde vamos ofertar a vacina da Pfizer Bivalente, considerando que o índice se encontra com cobertura vacinal baixa” explicou Larissa.
Além disso, outras ações serão realizadas dentro da programação. “Nós faremos junto a esta população orientações sobre a prevenção contra a Tuberculose e vamos oferecer na segunda-feira (20) e terça-feira (21) a vacinação antirrábica em cães, além de atividades de educação em saúde sobre leishmaniose, raiva e posse responsável”, destaca Larissa. O Núcleo Regional de Saúde de Dourados também participa desta ação.
Ação Educativa
A ação acontece nas proximidades da Escola Municipal Francisco Meireles e Missão Caiuá, na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades. Uma carreta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação, servindo como apoio para os eventos.