A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou o mês de agosto como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde da criança. Várias ações foram realizadas voltadas para o tema e, neste domingo (28), a Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação da Rede de Atenção Materno e Infantil de Dourados, um Mamaço. Evento acontece no Ceper do 1º Plano, a partir das 15h.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Materno e Infantil de Dourados, Mariana Faria, o Mamaço tem objetivo de incentivar a amamentação materna. “O Mamaço é uma mobilização em prol da defesa da amamentação, que pode e deve acontecer em qualquer horário ou local. Por meio dessa ação, nós estimulamos não só a mãe, mas também a sociedade de modo geral a apoiar a amamentação. O leite materno é o alimento padrão ouro para a alimentação de bebês, não existe alimento melhor para os primeiros seis meses de vida, e sua oferta deve ser em livre demanda, ou seja, no momento e no local que o bebê desejar”, explica.
O último Mamaço foi realizado em 2019, antes da pandemia. “Será um grande encontro para a amamentação. Traga cadeira, canga, almofada para sentar e um lanche, que iremos compartilhar com todos ao final”, avisa Mariana.