Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) de Dourados, promove neste mês a Campanha Maio Amarelo de 2021, com o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, a iniciativa visa alertar a população para os riscos de acidentes durante a pandemia da Covid-19.
Diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto explica que a campanha tem o intuito de conscientizar os motoristas sobre a responsabilidade no trânsito. Conforme a diretora, em decorrência da pandemia, o município registrou um aumento na demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por isso a prevenção de acidentes é essencial para garantir a assistência aos infectados pela Covid-19. “Nós sabemos que antes da pandemia a maior demanda por leitos de UTI vinha diretamente do trânsito. Isso só mudou devido a gravidade da doença, mas, o trânsito ainda vem gerando vítimas e queremos alertar todos aqueles que estão no trânsito, seja de moto, carro, bicicleta ou a pé, desses cuidados, para garantir que as pessoas que estão tratando da Covid tenham o respaldo necessário”, destacou via assessoria.
Maio foi escolhido como mês da conscientização no trânsito, a partir da proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2011 decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então são promovidas diversas campanhas visando a conscientização e a prevenção de acidentes. Conforme a assessoria, a cor amarela representa a advertência no trânsito, por meio de placas amarelas os condutores são alertados sobre possíveis problemas à frente.
Mariana de Souza ressalta que durante a campanha serão seguidos todos os protocolos de biossegurança para a prevenção do Coronavírus. “Nós teremos algumas ações presenciais como a realização de blitz educativa e a panfletagem, seguindo todos os cuidados devido a pandemia, mas vamos contar com a campanha virtual, que será publicada nas redes sociais”, explicou via assessoria.
Entre os apoiadores da Campanha Maio Amarelo estão o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran), a CCR MSVia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal de Dourados (GMD), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Centro de Formação de Condutores (CFC), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).