Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2023 em Dourados começaram a ser enviados aos contribuintes pelos Correios. São quase 100 mil boletos distribuídos pelo serviço postal e a entrega deve ser completada até o dia 20 de janeiro. A estimativa de arrecadação para este ano é de R$ 100 milhões.
O diretor do Departamento de Administração Tributária, Norato Marques de Oliveira, ressalta que a recomendação é que a população espere até o dia 25 para comparecer à Central do Cidadão e retirar guias do IPTU. “Só será emitida segunda via na Central ou Poupatempo a partir de 25 de janeiro. Os contribuintes não devem procurar os locais antes porque esperamos que até essa data todos já tenham recebido via Correios”, pontuou.
O vencimento da Cota Única, ou da primeira parcela do carnê, ocorre no dia 10 de fevereiro. A Prefeitura de Dourados oferece descontos para o contribuinte que optar pelo pagamento à vista. O programa “Bom Pagador” concede redução de 30% para quem pagou o IPTU dessa maneira nos últimos quatro anos, e de 20% aos cidadãos que pagaram de forma parcelada nos últimos quatro anos.
Existe também o desconto de 15% concedido aos contribuintes que pagarem o IPTU à vista, mas tenham imóveis com débitos parcelados e em dia. Por fim, há o desconto de 10% para os proprietários de imóveis com débitos, mas que decidam pagar o imposto deste ano à vista.
O pagamento pode ser realizado em qualquer agência da rede bancária ou nas Casas Lotéricas para os contribuintes com CPF/CNPJ válidos.