Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 18:53 - A | A

Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 18h:53 - A | A

Acessibilidade

Central de Interpretação de Libras será reativada

Atendimentos serão iniciados ainda este mês

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMD

Central de Interpretação de Libras será reativada

Iniciativa busca promover a acessibilidade no município

Prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) divulgou nesta terça-feira (6), a reativação da Central de Interpretação de Libras (CIL). O anúncio foi feito durante reunião com membros da Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas (Assimd).

 

Na ocasião, o prefeito reforçou a importância da reativação. “Estou muito feliz e realizado de poder anunciar que a CIL retomará os atendimentos. Era um compromisso pessoal que fiz com a comunidade surda”, destacou o gestor.

 

A iniciativa foi criada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal e repassada ao município em 2020. Conforme a assessoria, a Secretaria de Educação junto a Secretaria de Assistência Social abraçaram o projeto e se comprometeram a iniciar os atendimentos ainda neste mês, no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência – Dorcelina de Oliveira Folador.

 

O projeto tem como objetivo garantir o atendimento de qualidade às pessoas surdas ou com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação. A  Central de Interpretação de Libras promove atendimentos como marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos, cadastramentos nos programas sociais e consulta de benefícios. Além de realizar atendimentos por vídeo chamada, visando auxiliar na comunicação. Dados da Assimd, apontam que em Dourados residem cerca de 350 pessoas surdas.

 

Comente esta notícia