Chuva e lixo têm sido os motivos de alagamentos no município de Dourados. A Defesa Civil alerta a população para evitar jogar lixo às margens do Córrego Água Boa, que passa pela Via Parque e chega até aos fundos da Vila Cachoeirinha. Na noite de segunda-feira (2), o córrego voltou a trasbordar afetando algumas casas próximas.
De acordo com a Defesa Civil, apesar da água entrar em algumas casas, nenhuma família precisou ser removida. “O alagamento foi rápido, assim que a chuva parou, a situação voltou ao normal”, disse o coordenador, João Vicente Chencarek.
O volume de chuva foi de 76 milímetros em menos de duas horas de temporal. A chuva começou por volta das 19h e foi até 21h, aproximadamente. O lixo acumulado às margens foi para dentro do córrego, atrapalhando a passagem da água e que acabou transbordando novamente.
Equipes da Prefeitura fizeram a retirada de todo lixo acumulado tanto leito quanto nas margens. Com isso facilitando a vazão da água. Para Chencarek um volume de chuva como aconteceu na noite de segunda-feira não ocorre com frequencia, e mesmo assim a prefeitura está em alerta e pronta para fazer o possível para evitar situações como essa. “A limpeza é uma solução para evitar novos problemas, mas a conscientização da população é fundamental”, afirmou.
A prefeitura faz semanalmente a limpeza de diversos pontos considerados como “lixões clandestinos”, mas é questão de horas para que situação volte ao que era.
Com informações da assessoria de comunicação.