Dourados completa 81 anos de história, o município é o segundo mais populoso de Mato Grosso do Sul. O aniversário é comemorado nesta terça-feira (20). A cidade foi fundada em 1861 como colônia militar, e emancipada em 1935.
A cidade está consolidada como um polo universitário, contando com instituições de ensino superior, públicas e particulares. As sedes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ainda fazem da cidade a segunda do interior do Brasil, excluindo capitais, a ter universidades públicas próprias. As instituições particulares instaladas são a Centro Universitário da Grande Dourados e Universidade Anhanguera (Unigran).
O que ajuda a movimentar a cidade é o turismo de negócios. Em 2014 Dourados recebeu a quantidade de 277 mil visitantes. Depois dos negócios, o que mais atrai os turistas são os eventos e os serviços especializados em saúde.
Possui atualmente 38 cidades que estão a no máximo 255 km de distância e cuja população procura a cidade, principalmente para o acesso a serviços. A população estimada nessa região, de acordo com a prefeitura, é de pelo menos 1 milhão de habitantes.
As terras eram habitadas por indígenas Terena e Kaiwa. Os descendentes das tribos ainda formam uma das maiores populações indígenas do Brasil. Famílias do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais vieram para o Mato Grosso do Sul no século 19.
O que mais chamava a atenção, na época, era a fertilidade da terra que foi um dos motivos para mudanças. Com isso, em 1935 foi criado o município de Dourados. A cidade é a segunda maior do Estado com 215 mil habitantes.
Em 2017 a cidade será administrada pela prefeita eleita Délia Razuk (PR), o vice-prefeito é o produtor agropecuário Marisvaldo Zeuli (PPS). Délia é nascida em Ponta Porã e começou a vida política em 2008.
Em 2012 foi reeleita a mais votada para vereadora, já em 2014 tentou vaga na Assembleia Legislativa pelo (PMDB) e ficou de primeira suplente.
A Prefeitura de Dourados ainda não divulgou a programação deste dia de comemorações para a população.