Os primeiros seis meses foram de novidades no setor gastronômico em Dourados. A cidade ganhou 12 novos restaurantes, passando de 76 no ano passado para os atuais 88 estabelecimentos, um crescimento de 15,76% no mercado formal do segmento.
Apenas em 2015, iniciaram suas atividades em Dourados o Brasileiro Restaurante, Cantina Brasileira Restaurante, Chinês Express, Cupim do Boi. Di Casa, Ginza Sushi Gastronomia Afetiva, Naru Sushi Bar, Nobu Cozinha Japonesa, Japachin Original Foods, Subway – unidade shopping, Bon Appétit e The Burgers. Todos com empresas legalizadas e licenças para
funcionamento em dia.
No caso da Subway, uma franquia internacional, essa é a terceira loja em Dourados. A primeira foi a unidade da Avenida Weimar Gonçalves Torres, no centro, depois foi aberta a loja do Hiper Center São Francisco e no mês passado o restaurante no Shopping Avenida Center. “Os dados da Junta Comercial do Estado mostram que nossa cidade abre em torno de quatro empresas por dia. A ampliação da atividade comercial e geração de empregos aumenta a demanda pela alimentação e também por opões de lazer”, explica o prefeito Murilo Zauith.
O The Burgers, localizado na Avenida Marcelino Pires e inaugurado no dia 5 de fevereiro, participou do 3º Festival Gastronômico Sabores de Dourados com o prato Costelinha Barbecue. Cláudio Franco, proprietário da franquia, a primeira em Mato Grosso do Sul, afirma que está bastante contente com o resultado do investimento. Ele também destaca o festival como muito importante para ajudar a divulgar a empresa.
De acordo com Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura, a cidade está ganhando novas opções para a alimentação diária no almoço e jantar, de comida oriental, sanduíches e ainda alimentação especializada, como é o caso do restaurante que serve cupim. “Consolidamos cada vez mais como polo gastronômico importante no Centro Oeste”, destaca Beth.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a turismóloga Rejane Delvalle Morinigo, não estão incluídos no levantamento lanchonetes, bares e pizzarias e ainda restaurantes de bairros não completamente legalizados. Para apoiar o setor, a Prefeitura de Dourados desenvolve, com parcerias, o projeto Sabores de Dourados, que promove festivais gastronômicos, missões e cursos e organiza o setor. A Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-MS) reabriu a sua seção de Dourados e está retomando as ações, inspiradas no projeto.