Jovens de toda a região da Grande Dourados participaram na última sexta-feira (28) da 3ª Conferência Regional de Juventude. No encontro foram escolhidos os 14 delegados que vão participar da Conferência Estadual, em outubro, em Campo Grande e participaram representantes da cidades de Fátima do Sul, Deodápolis, Rio Brilhante, Douradina, Vicentina, entre outras.
A abertura do evento teve a participação do deputado estadual, João Grandão, dos vereadores, Idenor Machado, Marcelo Mourão, Sérgio Nogueira e Dirceu Longhi, além de representantes da rede em defesa da juventude em nível estadual, como Thiago de Freitas Santos, da Subsecretaria de Políticas Públicas da Juventude. A abertura foi feita pela secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, que representou o prefeito Murilo Zauith.
Após a abertura do evento, teve apresentação cultural com apresentação das jovens da Estação Juventude. Depois foi realizada a palestra, que é tema da Conferência Nacional de Juventude, “As várias formas de mudar o Brasil”. À tarde foram feitas discussões de seis eixos: “Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda”; “Direito á diversidade e à igualdade”; Direito ao território e à mobilidade”; “Direito à saúde”; “Direito à educação”; e “Direito ao desporto e ao lazer”.
Ledi Ferla chamou a atenção quanto à participação da juventude e suas conquistas de políticas públicas nos últimos anos. Ela lembrou a promulgação recente do Estatuto da Juventude. “O Estatuto da Juventude acabou de ser promulgando e vocês imagem o quando ainda vão avançar as políticas públicas para a juventude no Brasil”, disse.
No final, foi feita a eleição para escolha dos 14 delegados que irão representar os municípios participantes na Conferência Estadual, que será realizada de 14 a 17 de outubro em Campo Grande e depois, posteriormente, em maio do ano que vem, da Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF).