O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) promove a partir desta segunda-feira (19) um mutirão de conciliação dos processos do seguro DPVAT na comarca de Dourados.
Ao todos foram pautadas 382 audiências que serão realizadas no Fórum da cidade até o dia 23 de junho. A iniciativa que é inédita em todo o país, foi idealizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS – Conciliação.
Antes de cada audiência, a parte, vítima de acidente, que não tenha prova pericial, passa por perícia médica com profissional nomeado judicialmente. O exame médico é realizado nas dependências do Fórum e o laudo emitido imediatamente. Com base neste documento, é possível graduar as lesões e quantificar a indenização que a vítima do acidente automobilístico tem direito a receber.
Os processos integrantes do mutirão têm suspensos os trâmites processuais até a realização dos trabalhos. As conciliações são realizadas pelos servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, devidamente capacitados para a ação, e o evento será coordenado pelo juiz de cada processo.
As ações de conciliação irão acontecer em todas as regiões do Estado com 15 mutirões já programados até o mês de dezembro.