Terminou neste domingo (16) a Festa do Peixe em Dourados com a organização relatando ter feito a maior edição das 13 já realizadas no município. O evento, que começou na quarta-feira, teve sucesso nos torneios de pesca, festival gastronômico, Corrida do Peixe (com quase 400 participantes, interligando os dois parques), praça de alimentação lotada e a comercialização, apenas nos dois primeiros dias, de 12 mil quilos de pescado.
No encerramento com entrega de prêmios no sábado, a prefeita Délia Razuk (PR) disse que Dourados está preparada para ampliar, ainda mais, a festa em 2018. “No ano que vem, queremos ampliar para três locais na cidade e, se Deus quiser, vamos levar também para alguns distritos. Nosso povo merece ser contemplado com uma festa bonita como essa, que leva entretenimento, divulga nossas vocações e aproxima muito mais as pessoas”, disse ela que assinou um convênio com o Governo do Estado durante a festa de R$ 82 mil para atender os piscicultores da região da Grande Dourados.
Pela primeira vez, a festa foi realizada em dois parques simultaneamente: ‘Primo Fioravante Vicente’ do Córrego Rego D’Água e ‘Antenor Martins’, do Jardim Flórida.
Esporte e cultura
A Festa do Peixe teve shows durante todas as noites com os sertanejos Marcos Cesar e Juliano, Kleber e Kleberson, o grupo de samba e pagode Sampri, a Arte do Batuque e Postal Sul, e ainda com Geraldo Espíndola, a banda Dagata e os Aluizios e o grupo Chama Porã, preenchendo todos os dias da festa.
Também foi realizado pela primeira vez a Corrida do Peixe que contou com Elenilson Silva, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos na prova dos 10 quilômetros, em Winnipeg (Canadá). A prova foi vencida por Caio Pompeu (16 minutos) no masculino e Maira Brum (19’47”) no feminino.
Na competição de pesca, Halysson Blanco de Queiroz venceu com um pacu pesando 4,410Kg e levou como premiação um barco carreta e motor. Givaldo Matias levou uma TV de 40” com o pacu de 4,030kg e Severino da Silva, com a espécie de 3,590Kg, ficou com o notebook. Mais sete pescadores foram premiados, com duas TVs 32” e cinco bicicletas.