Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi entregue nesta segunda-feira (8), a primeira etapa da Unidade da Mulher e da Criança, anexa ao Hospital Universitário de Dourados e vinculado à Rede Ebserh/MEC (HU-UFGD/Ebserh/MEC). Na cerimônia estavam presentes o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente da Rede Ebserh MEC, Oswaldo Ferreira.
Milton Ribeiro destacou a importância que Sistema Único de Saúde (SUS) e os hospitais universitários exercem no apoio a população e uma formação profissional de excelência na área da Saúde. “É esse o objetivo: unir a assistência pelo SUS à boa formação dos novos profissionais”, ressaltou via assessoria.
Presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira enfatizou que a obra é aguardada pela comunidade há muito tempo e que sua inauguração trará inúmeros benefícios à população. “Sempre temos um olhar dedicado à saúde, pois a população precisa desses serviços, mas não podemos jamais deixar de apoiar a formação de profissionais de saúde. Somo MEC e temos um compromisso com o ensino, com a pesquisa, com o apoio à inovação. E esse espaço trará benefícios à comunidade acadêmica ao mesmo tempo em que oferece melhores condições de atendimento para a sociedade”, explicou Ferreira via assessoria.
A nova unidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), irá reestruturar os atendimentos na área materno-infantil por meio de uma infraestrutura moderna que possibilitará maior conforto e segurança aos usuários, colaboradores, alunos e professores. De acordo com o projeto serão implantados cento e vinte leitos de internação, quinze leitos de observação e cinco leitos de recuperação em uma edificação de 10.752,23 m² de área construída e ampliação de urbanismo de 18.000 m².
Nesta primeira etapa da unidade conforme a assessoria, está prevista a implantação de Pronto Atendimento Pediátrico com sete leitos de observação e emergência, um Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico com oito leitos de observação e emergência, Clínica Obstétrica (maternidade) com trinta e cinco leitos de internação, Centro Obstétrico com quatro salas cirúrgicas e cinco leitos de observação e Centro de Parto Normal com cinco quartos de internação PPP, em uma área de edificação de 7.093,63 m².