00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 06 de Setembro de 2022, 14:33 - A | A

Terça-feira, 06 de Setembro de 2022, 14h:33 - A | A

Dourados

Organização espera recorde de público no Desfile da Independência

Ao todo, devem desfilar 55 entidades civis e militares com aproximadamente 4.000 pessoas

Rogério Vidmantas
Capital News

Frans Maciel

Alan Guedes Dourados Desfile

Prefeito Alan Guedes e general de brigada Marcello Yoshida durante abertura da Semana da Independência

O ato mais importante da Semana da Pátria em Dourados acontece nesta quarta-feira (7) com o Desfile da Independência. O evento volta a ocorrer no município após paralisação de dois anos por conta da pandemia de covid-19 e sela as comemorações do Bicentenário da data histórica para o Brasil. Todo o conjunto de comemorações é promovido pela Prefeitura de Dourados, com organização da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

 

A expectativa é que o público ultrapasse a média dos últimos anos, quando cerca de 25 mil pessoas acompanharam o desfile, justamente por marcar a volta das celebrações da Independência no município. É o que conta a secretária Municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, que está à frente da organização da Semana da Pátria desde o mês de maio.

 

“Vemos que a população e os inscritos para o desfile estão com uma vontade muito grande de participar. Será um evento muito bonito e temos essa grande perspectiva de público por conta da paralisação que tivemos pela pandemia”, comenta.

 

A avenida Marcelino Pires foi preparada com infraestrutura para receber todos que desejam prestigiar o desfile. Além das arquibancadas em alguns pontos da via,  banheiros químicos estarão à disposição do público em algumas ruas transversais e na Praça Antônio João, inclusive adaptados para pessoas com deficiência. Também na praça haverá um ponto com equipes de profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

 

Além do grande público, o desfile também promete ser um dos maiores dos últimos tempos. Cerca de 4 mil pessoas devem participar representados as 55 entidades civis e militares que fazem parte da cerimônia. O prefeito Alan Guedes também destaca que o ato será especial. “Estamos com a melhor expectativa possível. É o ano que marca o bicentenário da Independência, o Exército está preparando uma parada militar com muito mais gente e equipamentos. Tenho certeza que vai ser um grande desfile”.

 

Cerimônia

 

As celebrações da Independência em Dourados começam às 7h30, na Praça Antônio João, com a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista da Tropa.

 

Às 8h se inicia o Desfile da Independência com trajeto de cerca de um quilômetro pela avenida Marcelino Pires, iniciando na rua Firmino Vieira de Matos e seguindo até rua Hayel Bon Faker.

 

Comente esta notícia