A. Frota/PMD
Prefeita Délia Razuk abre a campanha “Dourados Rosa” e alerta as mulheres sobre prevenção
Conhecido internacionalmente como período de prevenção ao câncer de mama, o mês de outubro iniciou em Dourados com a abertura da campanha “Dourados Rosa” que visa ações para levar informação e serviços de saúde às mulheres no intuito do combate a doença. A prefeita Délia Razuk esteve na Clínica de Atendimento à Mulher e falou da importância da campanha que irá atender dezenas de bairros, nos distritos e também na reserva indígena.
“Temos que fazer nossa parte e alertar nossas familiares, amigas, enfim, quem nos cerca, com essa mensagem de vida e para quem enfrenta um tratamento, mensagem de esperança, afeto e apoio”, disse.
Já o secretário de Saúde Renato Vidigal relatou que as unidades básicas de saúde atenderão com preventivos, exame de toque de mama e encaminharão os pedidos de mamografia e também oferecerão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.
“Profissionais da área da saúde estão preparados para orientar as mulheres douradenses. Esse mês é bastante especial e a pedido da prefeita a programação é extensa. Dourados tem avançado muito na saúde, enquanto em nível nacional o setor apresenta crise. Temos ‘caminhado’ e Dourados sentirá a transformação positiva no setor que será deixada por essa gestão”, disse Vidigal citando que a fila de espera para mamografia foi ‘zerada’ em Dourados e atualmente há vagas disponíveis.
O câncer de mama e o câncer do colo do útero acometem mulheres em várias faixas etárias. Quando detectado em fase inicial, a chance de cura é ampliada.
Toda a programação da campanha pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Dourados: http://www.dourados.ms.gov.br/
Lenço Solidário
A prefeita também abriu a campanha Lenço Solidário, idealizada pela equipe da Clínica da Mulher. A ação consiste em convidar a população para fazer a doação de lenços que serão posteriormente encaminhados para as mulheres que estão em tratamento de câncer.
A coordenadora da Clínica da Mulher, Zeli Aguera, enfatizou que a CAM receberá as doações inclusive no período noturno. O horário de atendimento do local é das 6h às 22h. A ação seguirá até o dia 30. Posteriormente ocorrerá a entrega das doações à Rede Feminina de Combate ao Câncer.