Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 15:06 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 15h:06 - A | A

Agricultura Familiar

Prefeitura incentiva a produção de frutas nas aldeias indígenas

Objetivo é aproveitar o período chuvoso que se aproxima para realizar os plantios

Adriana Ximenes
Capital News

A Prefeitura de Dourados está desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar um projeto para incentivar a produção de frutas e Urucum nas aldeias.Esta semana técnicos da Secretaria fez a destruição de mais de quinhentas mudas de arvores frutíferas e de Urucum para um grupo de cinquenta famílias das aldeias Bororo e Jaguapiru.

 

“A pedido da prefeita Délia Razuk a Secretaria de Agricultura Familiar está empenhada em incentivar esta nova atividade como forma de garantir a geração de renda para as famílias indígenas”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt.

 

Conforme o secretário o objetivo é aproveitar o período chuvoso que se aproxima para realizar os plantios, e assim fomentar a produção de alimentos para subsistência, e a comercialização do excedente. 

 

Bittencourt afirmou que as famílias indígenas já têm o habito de cultivar o Urucum para a produção do Colorau para ser usado como tempero e como pintura para as festas tradicionais.

Na própria Reserva Indígena, segundo o secretário, os indígenas realizam uma pequena feira onde são comercializadas as frutas e o colorau produzido. 

 

Com a destruição das mudas a produção será ampliada com o apoio técnico de Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas da Secretaria.

 

 

 

Comente esta notícia