00:00:00 Terça-feira, 15 de Outubro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 31 de Julho de 2015, 13:55 - A | A

Sexta-feira, 31 de Julho de 2015, 13h:55 - A | A

Parceria interncional

Prefeitura, UEMS e UFGD firmam acordo de cooperação com cidade americana

“Através desta parceria vamos desenvolver negócios, saúde e educação”, disse o prefeito

Rogerio Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Divulgação/PMD

Prefeitura, UEMS e UFGD firmam acordo de cooperação com cidade americana

Murilo Zauith assina acordo de cidades irmãs com Kearney (EUA)

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB) e os vice-reitores da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Eleuza Ferreira Lima, e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Marcio Eduardo de Barros, assinaram na manhã desta quinta-feira (30) um terno de cooperação internacional para desenvolvimento mútuo entre as cidades de Dourados e Kearney, no Estado de Nebraska (EUA). 


A parceria envolve diretamente a Universidade de Nebraska, campus de Kearney, Uems e UFGD e ainda as prefeituras de Kearney e Dourados. Os documentos já vieram assinados pelos parceiros norte-americanos. A reunião com todos os parceiros do projeto aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença de representantes de todos os parceiros no projeto.


Para Murilo, o acordo é um momento muito importante para Dourados, justamente quando a cidade completa 80 anos. “É a primeira vez na história de Dourados que se assina um acordo de cooperação internacional no modelo cidades irmãs. Prefeituras e universidades vão trocar informações, experiências e que elas possam aprofundar o desenvolvimento dessas duas cidades para fazer estes dois povos felizes”, afirmou.


Scott Steinbrook, professor de negócios e treinador de basquete e futebol na Kearney High School agradeceu a parceria em nome da Universidade de Nebraska. Ele comentou que está muito feliz com a visita a Dourados. “Um dos principais objetivos dessa missão é aprender sobre cultura e economia e compartilhar com nossos alunos”, disse.


Amber Lewis, professora de ensino médio (historia e geografia) na mesma escola disse que a missão foi muito bem recebida em Dourados. “Gostaria que esta parceria continuasse para engrandecer a nós todos”, ressaltou. Amber disse que espera agora uma missão de Dourados à Kearney. Eles presentearam Murilo Zauith com um cobertor com logo da universidade.


A professora Silvana Lucato, da Uems, que trouxe a ideia da parceria para Dourados disse estar muito feliz pela concretização do projeto. Ela lembrou que logo após as primeiras conversas inseriu a UFGD e a Prefeitura na proposta. “Esse intercâmbio abre possibilidade de muitas ações”, ressaltou. Ela também agradeceu ao prefeito Murilo por aceitar a parceria e pelo apoio logístico à missão.
O professor Clivaldo de Oliveira, da UFGD, disse que também estava feliz pelo momento de concretização de um projeto importante para Dourados. Ele acredita que essa troca de experiências pode ajudar bastante no desenvolvimento do município. Não é possível um acordo de cidades irmãs sem a participação da Prefeitura.


Além de Scott e Amber veio a Dourados Michael Stopford, vice-chanceler da Universidade de Nebraska Ele conheceu a Uems e UFGD na quarta-feira e depois seguiu para Campo Grande, onde a universidade também tem parceria. Scott e Amber permanecem em Dourados até a próxima segunda-feira (3/08), quando embarcam para os EUA. Eles conhecem projetos da Prefeitura e das universidades. 

Comente esta notícia