Com apoio da Prefeitura de Dourados, neste último sábado (17), foi realizado nas dependências da Câmara Municipal, o curso de “RMC” (Restrição de Movimento de Coluna) para colaboradores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no período da manhã o curso foi teórico e no período da tarde prático.
Os colaboradores tiveram a oportunidade de se capacitarem com o curso no intuito de se aperfeiçoarem nas novas técnicas de “RMC”. O coordenador do Samu de Dourados e região, Dr. Messias Vila Mendonça, esteve presente na abertura do treinamento e falou da importância do envolvimento do grupo, uma vez que ao passar do tempo alguns conceitos de imobilização vem caindo e antigas técnicas vêm sendo substituídas. “Atualizar é sempre importante principalmente com técnicas recentes, essa sempre será uma preocupação dessa nova gestão, a preservação da vida principalmente nos momentos mais delicados”, completou o coordenador.
O curso foi ministrado pelo Sargento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, pós-graduado mestre e doutor na área da ciência da reabilitação e enfermeiro, Ednei Fernando dos Santos. Recentemente Ednei esteve nos Estados Unidos participando de um curso intensivo e trouxe essa nova técnica para o Brasil, onde vem implantando gradualmente no estado de São Paulo.
O Sargento dr. Ednei já ministrou palestras no Chile e na Argentina e comentou a importância de Dourados sair na frente. “Dourados é a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a adotar essa nova técnica. Fico feliz em saber que existe uma preocupação das autoridades e dos socorristas do Samu nos primeiros atendimentos após os acidentes. Essa nova técnica de “RMC”, com certeza irá contribuir na preservação da vida e na integridade física dos atendidos. Parabéns Dourados por sair na frente”, finalizou dr. Ednei.