Dourados poderá receber aproximadamente R$ 250 milhões de investimento nos próximos meses. O programa de Investimentos de Dourados, que irá destinar U$ 50 milhões ao município, oriundos do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata), segue avançando e será analisado pelo Senado Federal. O encaminhamento feito pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (19) e aproxima a proposta de ser viabilizada.
O Fonplata faz parte do programa de maior investimento proposto para o município. As propostas do programa estão divididas em investimentos nas áreas de Saneamento Urbano, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura Administrativa e Fortalecimento Institucional. As obras vão requalificar vias, transformar a mobilidade da cidade, melhorar os prédios públicos de atendimento ao cidadão, fomentar a cultura, o esporte, o turismo e dar mais dignidade aos povos indígenas.
“Um grande e importante passo, que é esse despacho do Presidente da República por meio da Casa Civil encaminhando o Fonplata para Análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal e avançando no processo de contratação para o projeto de Desenvolvimento de Dourados. Estamos próximos de finalmente assinar o contrato e viabilizar o desembolso financeiro”, explica o Procurador Geral do Município, Paulo César Nunes da Silva.
Para o prefeito Alan Guedes, com o Fonplata, somados a outros recursos federais, estaduais e do Município, será possível elaborar o maior projeto de investimentos da história de Dourados. “Fico muito feliz com esse despacho! Com o Fonplata queremos dar um salto na qualidade estrutural e de preservação ambiental da cidade. Nunca na história de Dourados nós tivemos investimentos de 5O milhões de dólares. Isso vai sem dúvida colocar o município em outro patamar”, avalia.