00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sábado, 23 de Janeiro de 2016, 09:51 - A | A

Sábado, 23 de Janeiro de 2016, 09h:51 - A | A

Itinerante

Tribunal de Justiça comemora bons resultados de Justiça Itinerante em Dourados

Nos dias de atendimentos são realizados, em média, 15 atendimentos

Juliana Vilas Boas
Capital News

Divulgação/Assessoria

Tribunal de Justiça comemora bons resultados de Justiça Itinerante em Dourados

Alternativa tem sido bem recebida pela população

 

A Justiça Itinerante da comarca de Dourados encerrou o ano de 2015 com 859 ações. Nos dias de atendimentos são realizados, em média, 15 atendimentos, o que resulta em uma média mensal de 240 atendimentos.

De acordo com a assessoria o serviço mais procurado foi o de reconhecimento de união estável e conversão em casamento com 826 ações, o que corresponde a mais de 82% do total. Em seguida, vieram as ações de divórcio consensual, com 24; homologação de acordo em relação a alimentos de menor, com cinco ações, e homologação de acordo em relação à guarda, pensão alimentícia e direito de visita de menor, com quatro ações.

Para o juiz Waldir Marques, titular do 1º Juizado Especial de Dourados, a Justiça Itinerante representa uma iniciativa do Tribunal de Justiça que deu certo e que está funcionando muito bem.
 
"A procura pelo atendimento tem aumentado bastante e isso se deve também ao trabalho dos analistas e conciliadores designados para atuar na Justiça Itinerante, que distribuíram panfletos informativos e calendários nas escolas conveniadas, bem como orientaram a população acerca do atendimento oferecido", ressaltou.

Instalada em outubro de 2013, a Justiça Itinerante em Dourados realiza atendimento nos bairros Canãa I, Jóquei Clube, Terra Roxa II, Cachoeirinha, Parque do Lago II, Guaicurus e o município de Laguna Carapã. Além disso, realizou-se também atendimentos com ponto provisório de energia nos distritos de Vila Formosa e Vila São Pedro.

Itinerante em 2016 - Em Dourados, a Justiça Itinerante retornou às suas atividades nesta terça-feira (19) com o atendimento no Parque do Lago II. Nesses dois dias de atividades, já foram 34 atendimentos realizados, sendo 13 ações de reconhecimento de união estável em casamento e uma ação de homologação de acordo de guarda e pensão alimentícia de menor.

Importante ressaltar que a Justiça Itinerante é competente para conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários mínimos, bem como as causas relativas a direito de família.

Entre os serviços disponibilizados estão os relacionados às ações de alimento, cobrança, conversão de separação em divórcio; conversão de união estável em casamento; cumprimento de obrigação de fazer; declaratória de inexistência de débito; despejo; devolução de quantia paga; dissolução de união estável; divórcio direto; execução de alimentos; execução de título extrajudicial; execução de título judicial; execução de quantia certa; exoneração de alimentos; guarda; indenização por danos; investigação de paternidade; modificação de guarda; oferecimento de alimentos; reconhecimento de maternidade; reconhecimento de paternidade; reconhecimento de união estável; regulamentação de visitas; reintegração de posse; rescisão contratual; restabelecimento de sociedade conjugal; revisional de alimentos e revisional cláusulas.

Comente esta notícia