00:00:00 Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015, 17:23 - A | A

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015, 17h:23 - A | A

UFGD

UFGD divulga tecnologias na Rota do Desenvolvimento

A Rota do Desenvolvimento promove a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica de MS

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

UFGD divulga tecnologias na Rota do Desenvolvimento

Apresentação de tecnologias

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participa da Rota do Desenvolvimento divulgando tecnologias e serviços realizados na instituição. A apresentação acontece no domingo (25).
A Rota do Desenvolvimento promove a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense e é realizado pelo Governo do Estado no Pavilhão de Eventos "Dom Teodardo Leitz", em Dourados.


A APCRIT mostra as patentes dos produtos, tecnologias e softwares que a UFGD pode comercializar e as Empresas Juniores divulgam quais são os serviços que podem prestar.


As empresas presentes na Rota são de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Relações Internacionais, Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica. Durante a Rota serão estabelecidos diálogos com os clientes em potencial, os portfólios são expostos e os equipamentos e protótipos são apresentados.

Baja-guaicurus
Entre os produtos expostos é o veículo automotor que tem potencial para uso militar e para o agronegócio, apto para operar em qualquer tipo de terreno. Trata-se de um projeto desenvolvido por 31 estudantes dos cursos das Engenharias Agrícola, de Energia, de Produção e Mecânica da UFGD e do curso de Engenharia Física da UEMS. Este modelo de veículo automotor é chamado BAJA SAE, e o protótipo se chama BAJA-Guaicurus.  O projeto é orientado pelos professores Natanael Takeo Yamamoto e Roberto Carlos Orlando.

Empresas Juniores
A UFGD possui a Central de Empresas Juniores (UFGD Júnior) vinculada a APCRIT. A ideia é desenvolver o empreendedorismo entre os acadêmicos para que possam colocar em prática aquilo que aprendem na Graduação e, ao mesmo tempo, tenham conhecimento de como criar e gerir uma empresa de fato.

Nesta perspectiva, os empresários juniores, alunos da UFGD, ao concluir a Graduação, já possuem o know-how do exercício profissional na sua trajetória acadêmica.

Com informações da assessoria de comunicação.

Comente esta notícia