00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 13:32 - A | A

Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 13h:32 - A | A

Influenza

Vacina contra a gripe está disponível em postos de Dourados

Unidades foram abastecidas para atender nova orientação do Ministério da Saúde

Rogério Vidmantas
Capital News

Agência Brasil

Anvisa define composição de vacinas contra influenza para 2023

Vacinas contra a gripe estão disponíveis em todas Unidades de Saúde de Dourados

A partir desta segunda-feira (15), toda a população com mais de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe. A ampliação do público foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (12). Em Dourados, as doses do imunizante contra o Influenza estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, na Sala de Vacinação do PAM e em ações pontuais realizadas pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde). 

 

O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. “A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

 

Até a semana passada, a vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos, além de outros grupos prioritários. “As pessoas inseridas nestes grupos continuam sendo alvo da vacinação, pois são as com maior suscetibilidade de agravos caso se contaminem com o vírus influenza, gerando muitas vezes internações hospitalares e até óbitos”, disse o gerente do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

 

O raciocínio é o mesmo utilizado pelo Ministério da Saúde para expandir a vacinação. Na nota, a pasta enfatiza que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. 

 

As Unidades Básicas de Saúde de Dourados atendem de segundo a sexta-feira, entre 7h e 11h e depois abrem às 13h e fecham às 17h. 

 

A Sala de Vacinação do PAM não tem atendimento nesta semana, já que a equipe está participando de ações externas direcionadas. No sábado (20), entre 8h e 13h, o atendimento acontece normalmente.

 

Comente esta notícia