00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 11:15 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 11h:15 - A | A

Pfizer Baby

Vacinação contra Covid-19 para crianças menores de três anos em Dourados começa neste sábado

Ação ocorre no PAM para público com comorbidades, seguindo orientação do Ministério da Saúde

Rogério Vidmantas
Capital News

Ministério da Saúde

Vacina

Vacinas da Pfizer Baby serão aplicadas apenas na Sala de Vacinação do PAM

A vacinação contra Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos começa neste sábado (19) em Dourados. O Núcleo de Imunizações da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu um lote de vacinas Pfizer Baby e promove o Dia D para essa faixa etária na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), das 8h às 13h, localizado na rua Dr. Vanilton Finamore, 289, na Vila Industrial.

 

Nesta primeira etapa, seguindo orientação do Ministério da Saúde, apenas crianças com comorbidades serão imunizadas. Pais e responsáveis devem comprovar essa condição de saúde através de laudos ou atestados médicos. “Recebemos um primeiro lote limitado, com aproximadamente 430 doses e por isso precisamos seguir essa orientação. Também por esse fator, vamos concentrar a vacinação para esse público-alvo apenas no PAM”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunizações.

 

A vacina da Pfizer Baby é administrada em três doses. As duas primeiras são aplicadas com espaço de tempo de quatro semanas. A terceira dose é injetada oito semanas após a segunda. “Por isso é importante o controle pelos pais através da carteirinha, que deve estar atualizada. Ela deve ser levada, junto com os documentos e ainda o atestado que comprove a condição dos filhos para ser administrada a vacina”, completa Edvan.

 

Na lista de comorbidades descritas pelo Ministério da Saúde estão Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial estágio 3; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; Cirrose hepática.

 

Nas demais UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão disponíveis vacinas contra a Covid-19 para todos os demais públicos, além de outras que estão incluídas no PNI (Programa Nacional de Imunizações). O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

 

Comente esta notícia